Somos uma equipa
"A educação não transforma o mundo. A Educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo." Paulo Freire
Uma equipa com contextos de formação base diferentes, com experiências e características pessoais distintas, que em conjunto desenvolve um espírito de equipa próprio, caracterizado pelo seu dinamismo, empenho e motivação.
A equipa de docentes e não docentes partilha observações, reflexões críticas e em conjunto questiona e resolve problemas, o que permite a descoberta ou a reafirmação do sabor da aventura que é aprender a aprender. A motivação, a vontade para aprender através de experiências partilhadas e o desafio de expandir e melhorar aquilo que sabem, constituem uma aprendizagem coletiva, um processo contínuo, em constante evolução. Em conjunto, diariamente e em reuniões pedagógicas semanais, os membros da equipa debatem o currículo e os assuntos do trabalho e apreciam o processo permanente de gerar novas ideias e estratégias.
O sucesso da equipa das relações de apoio entre todos os membros através da comunicação aberta, do respeito pelas diferenças e da partilha. Uma das principais vantagens como equipa produtiva é a capacidade de utilizar as diferenças individuais dos seus membros, com o intuito de inovar e melhorar.
A formação contínua e, em contexto de trabalho, faz parte da dinâmica desta equipa, o que conduz a uma constante reflexão sobre várias questões: Como é que estamos, enquanto equipa? Que expetativas temos nós próprios enquanto membros da equipa? Quem faz o quê? Quando? Estamos a partilhar as responsabilidades de forma equitativa? Quais são os nossos talentos, as nossas forças enquanto equipa? Em que medida estamos nós a utilizar comunicação aberta? Partilhando a tomada de decisões? Em que medida é que estamos a colaborar com o pessoal técnico de apoio, com os pais, administradores? Com a comunidade? Que limites comuns e expetativas pretendemos estabelecer para as crianças?
Questionar e refletir sobre estas questões é fundamental. Contudo, a equipa tem presente que, mais importante do que encontrar as respostas, é a discussão, o debate, a comunicação aberta sobre as questões.
É delicioso verificar que esta forma tão característica de estar na De Mãos Dadas se reflete em pequenas atitudes, maneiras de estar e de pensar em cada uma das crianças.