Pedagogia

“Devemos [adultos] ser capazes de pegar a bola que ela [criança] nos lança e jogá-la de volta, de modo a fazer com que deseje continuar a jogar connosco, desenvolvendo talvez outros jogos enquanto vamos em frente” (Edwards, 1999, p.161)

 

A nossa instituição distingue-se pela “Pedagogia da Consideração pela Criança” fundamentada em vários modelos de intervenção pedagógica: Metodologia de Projeto, High-Scope, Movimento de Escola Moderna e Reggio Emília.

A criança é considerada como um ser competente e construtora do seu conhecimento, no qual o adulto é parceiro no despertar de emoções e de interesses, num processo colaborativo de investigação. No dia a dia a criança é escutada e valorizada, dando vida a um currículo emergente e a inúmeras formas de expressão. A família participa ativamente no processo de aprendizagem das crianças.

Privilegiamos a metodologia de projeto, para dar resposta aos interesses e curiosidades das crianças. Através da investigação-ação potenciamos a descoberta. As crianças confrontam a realidade com as teorias que têm acerca do mundo e assim constroem as aprendizagens. Tudo isto acontece num ambiente de aprendizagem colaborativa, onde as partilhas de cada criança contribuem para o crescimento do grupo.

No nosso dia a dia, a investigação é feita a vários níveis:

  • A mobilização de saberes e teorias acerca de um assunto;
  • A parceria com todos os agentes que fazem parte dos projetos (pais, educadores e restante comunidade)
  • As crianças são protagonistas em todo o processo de investigação.

Neste clima de valorização da criança, o espaço-sala é organizado de forma a potenciar momentos de brincadeira, de trabalho, de convívio, de reflexão…um espaço onde se estabelecem parcerias, onde as paredes falam, funcionando como um espelho das vivências do grupo de crianças.

As vozes e os registos são documentados nas paredes da sala e em videos e espelham o que cada grupo esta a vivenciar.

A metodologia de projeto permite explorar de uma forma equilibrada e harmoniosa as diferentes áreas de conteúdo, definidas nas orientações curriculares para a Educação Pré-escolar.

Fazem parte deste processo de aprendizagem o portfólio individual, o qual integram registos e fotografias, indicadores de desenvolvimento das crianças e o relatório narrativo individual que descreve as competências desenvolvidas pelas crianças.