Família
«...a escola deve apoiar-se nas experiências vividas pela criança no seio da família e crescer gradualmente para fora da vida familiar; deve partir das atividades que a criança vivencia em casa e dar-lhes uma continuidade. Deste modo, o grupo aprende com a experiência de cada criança, enriquece-se (…). É tarefa da escola aprofundar o que a criança previamente experimenta no contexto familiar.»
(John Dewey in Educar a Criança, Hohmann, 1999:99)
A participação da família na De Mãos Dadas é fulcral para o pleno desenvolvimento da criança. A família deve cooperar e acompanhar a vida dos seus educandos, de forma a presenciar os seus progressos, valorizar as suas conquistas e ajudar a superar as suas dificuldades.
Consideramos que a família e a Instituição são os primeiros e principais agentes pela educação das crianças, na medida em que lhes proporcionam as aprendizagens basilares que se constituem como a base da sua formação. É, portanto, fundamental a existência de uma relação que assente na cooperação e na partilha de informação, de maneira a garantir o pleno desenvolvimento das crianças.
Para que exista uma verdadeira continuidade entre o trabalho desenvolvido entre a parceria Instituição/Família, consideramos pertinente dar oportunidade à família de participar ativamente na vida da criança:
- Somos uma instituição de «Portas Abertas» diariamente a Pais, Avós, Familiares e Comunidade.
- Disponibilizamos um atendimento individualizado aos Pais;
- Promovemos frequentemente interações diversificadas, tais como, Festas Temáticas, Feiras, Exposições, Seminários temáticos;
- Realizamos reuniões de Pais em grupo e reuniões de avaliação individual;
- «Vem Descobrir o Meu Mundo», uma estratégia que pretende fomentar o envolvimento e a participação da família na Instituição, dando assim oportunidade de conhecer as rotinas diárias de cada sala, os projetos e atividades.
O sucesso de todas as iniciativas reside não só na motivação das equipas pedagógicas mas, essencialmente, no empenho das crianças e no envolvimento e assiduidade da Família na resposta às nossas propostas.